14 Abr Analistas de dados e cientistas de dados: qual a diferença?
Esse não é o único ponto onde os cientistas de dados se destacam, em nossa discussão “cientista de dados de VS de analista de dados”. Essas pessoas também têm responsabilidades estendidas, quando se trata dos processos que acontecem depois de terem apresentado as informações analisadas. Enquanto um analista de dados terminaria seu trabalho, um cientista de dados deve tirar certas conclusões dos dados apresentados e elaborar um novo plano de ação de negócios para a empresa. Existem algumas diferenças fundamentais quando se trata do conjunto de habilidades de cientistas e analistas de dados.
- Profissionais formados em diferentes cursos de graduação se
especializam nessa área, como é o caso de físicos, matemáticos e engenheiros. - Dentro de uma empresa, analistas de dados são, algumas vezes, pontos importantes para a tomada de decisão, especialmente para validar informações e hipóteses, tendo um objetivo crucial no rumo da empresa.
- Para aqueles que têm um forte interesse em análise de dados e buscam uma carreira mais focada em interpretar e comunicar insights a partir dos dados, a carreira de analista de dados pode ser a escolha certa.
- Ele utiliza algoritmos e modelos preditivos para tomar decisões baseadas em dados e automatizar processos.
- No ciclo de dados, a pessoa analista de dados precisa dominar o entendimento do negócio, além de saber quais tipos de análise são ideais para cada situação.
Independentemente das diferenças e semelhanças, essas duas profissões desempenham um papel fundamental e há muito espaço para crescimento profissional com um amplo mercado de atuação. O volume de dados gerados continuará aumentando e cada vez mais as empresas perceberão a importância de desenvolver uma cultura data-driven, onde a análise de dados está no centro das estratégias corporativas. Hoje, os Analistas de Dados estão em alta demanda no setor de saúde, viagens, finanças e TI.
Pesquisa destaca profissão de Analista de Dados
A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos interdisciplinares. Essa exigência elevada contribui para a valorização e escassez de profissionais de Ciência de Dados no mercado atual. É comum que os profissionais da área contem com formação em Ciência da Computação, Estatística, Matemática, Engenharia ou áreas relacionadas. Essas disciplinas fornecem a base teórica necessária para entender os princípios da análise de dados. Empresas de varejo e comércio eletrônico utilizam analistas de dados para entender as preferências dos clientes, realizar análises de segmentação de mercado, prever demanda e ajustar estratégias de precificação e estoque.
- A remuneração dos profissionais da área de dados aumentou significativamente entre 2019 e 2021, com um aumento médio de cerca de 40%.
- Além disso, também oferece suporte a SQL, o data warehouse serverless no Lakehouse.
- Agora que você já entendeu as principais diferenças entre analista de dados e cientista de dados, pode começar a decidir qual das duas áreas tem mais a ver com o seu perfil.
- Além das informações do mercado, são os dados gerados pela própria empresa que servem como base para a atuação do analista.
- Eles também estão envolvidos ativamente no processamento de dados e análise de dados em todos os tipos de negócios.
Na formação os alunos trabalham com Linguagem SQL, Linguagem Python e Microsoft Power BI com diversos labs, exercícios, estudos de caso e projetos, incluindo ainda o Google Data Studio. Conceitos fundamentais de Matemática e Estatística também são cobertos na formação. Para o desenvolvimento https://www.didigalvao.com.br/ciencia-de-dados-conhecendo-a-area-e-suas-principais-ferramentas/ da inteligência artificial generativa nas empresas, a qualidade de dados é primordial. É o que apontou nesta terça-feira, 26, Peter Krensky, diretor sênior e analista do Gartner, em conversa com a imprensa durante o Data & Analytics Conference da companhia de análise de mercado.
Quanto ganha um cientista de dados?
Eles são proficientes em linguagens de programação, como Python e R, e têm experiência em lidar com bancos de dados e sistemas de armazenamento de dados. Cientistas de Dados trabalham com diferentes conjuntos de dados para extrair insights e fazer previsões. Eles usam Estatística, Machine Learning e outras técnicas avançadas para analisar dados e criar modelos. Cientistas de Dados geralmente devem ter conhecimento em diferentes disciplinas, curso de cientista de dados uma vez que a Ciência de Dados é uma área multidisciplinar. Para aqueles que têm um forte interesse em análise de dados e buscam uma carreira mais focada em interpretar e comunicar insights a partir dos dados, a carreira de analista de dados pode ser a escolha certa. É uma opção ideal para aqueles que desejam trabalhar com análises descritivas e interpretativas, auxiliando na tomada de decisões estratégicas das empresas.
No setor de saúde, por exemplo, quando um software consegue olhar para milhões de tecidos e identificar um que contém um tumor, ajudando no diagnóstico. Estima-se que, até 2025, 463 exabytes de dados sejam gerados por dia em todo o mundo, segundo dados do Fórum Econômico Mundial. Um profissional cada vez mais procurado no mercado de trabalho é, certamente, o coordenador d… A melhor maneira de dar os primeiros passos no mercado de trabalho é começar por um es…
No Comments